domingo, 7 de agosto de 2016

Paz é ausência de drama


Por que fazemos tanto drama, em nossa vida?

Drama no trânsito, drama no trabalho, drama na frente do espelho, drama enfim, por qualquer coisa que não aconteça de acordo com a vontade da nossa cabeça. São dramas que não existem; são apenas acontecimentos normais que podem acontecer a qualquer momento, em qualquer lugar, com qualquer pessoa e que fazem parte da nossa vida. É tudo muito comum!

Mas, o drama é uma herança dos nossos pais, que herdaram dos pais deles, e assim por diante... Desde cedo, com eles aprendemos a dramatizar qualquer acontecimento. Lembro-me de que, quando era criança, via minha mãe chorar em frente ao fogão, todas as vezes que o leite derramava (naquela época, tínhamos que ferver o leite, para que não estragasse, além de eliminar possíveis bactérias). Vemos drama nas atitudes, nas ações e até mesmo na face das pessoas, com seus semblantes azedos quando algo não está de acordo com o que gostaria que estivesse.

Além dos pais, fomos crescendo ao lado das pessoas que faziam drama por qualquer motivo, porque, mesmo sem perceber, qualquer um faz drama por qualquer coisa; exceto quem se dedica a treinar sua mente a não fazê-lo. E, por que não fazê-lo? Simplesmente, porque drama é algo negativo e sua energia bloqueia nossa vida!

Após tomar consciência disso, comecei a prestar mais atenção aos meus dramas. Pensei que não os tivesse, que fosse uma pessoa muito positiva, mas enganei-me. Por exemplo, reparei que faço drama quando irrito-me com pessoas que fazem drama (como se isso também não fosse um drama... rs).

E você? Já reparou nos dramas que faz?...

Agora, aqui estou para dizer que me desafiei a extinguir os dramas da minha vida. Tentarei identificar todos eles, na hora que surgirem, usando os antídotos que a Vida me proporciona, dentre eles, “aceitação” dos fatos, paciência, e um sorriso nos lábios, sempre. 

Tudo isso porque desejo “paz”. Sempre! E paz é, simplesmente, ausência de drama!

Sueli Benko

...