terça-feira, 21 de abril de 2015

Meus piores algozes foram os meus melhores professores


Quando descobri que meus piores algozes foram os meus melhores professores, ficou muito mais fácil aprender a perdoar.

Aprendi a ser independente muito antes do tempo normal, graças a um pai muito severo. Na época, eu não entendia, mas, se não fosse por ele, eu não teria saído de casa tão cedo para aprender a trabalhar, o que me proporcionou uma especialização profissional precoce, uma condição de vida muito superior à que eu tinha na infância e, por que não, uma aposentadoria mais satisfatória.

Aprendi a me amar de verdade, quando me deparei com pessoas que fingiam sentir amor por mim, mas que, no fundo, somente sacaneavam-me com traições. Ai de mim se não tivesse aprendido eu mesma a cuidar de mim e me proteger como teria feito com um filho indefeso, até o ponto de nunca mais permitir que ser humano algum, viesse com suas atitudes trazer-me qualquer sofrimento.

Aprendi a confiar mais em mim ao deparar-me com pessoas que tentavam colocar-me para baixo quando, utilizando-se do abuso do poder, infligiam-me tratamentos rudes e humilhações.

Aprendi a gostar da minha própria companhia, conforme fui sofrendo o abandono de pessoas que eu amava.

E assim, por diante ...

Tudo foi uma questão de sobrevivência, o que torna minha vida, hoje, muito mais fácil e mais agradável de ser vivida. Certamente, eu não teria e não seria o que tenho e o que sou, se não fossem os meus algozes. Só por ter entendido essa verdade, o agradecimento substituiu o ódio, fazendo com que o perdão, sem muito esforço, se instalasse em meu coração.

Ninguém está em nosso vida por acaso; principalmente, aqueles que nos incomodam.


(Sueli Benko)

domingo, 12 de abril de 2015

Resistência ao julgamento


“Uma discussão irrompe entre membros de sua família ou amigos próximos. Você ouve um lado da história e fica horrorizado. Você está pronto para emitir julgamento e tomar partido. Resista. Desapegue-se de suas emoções. Ouça o outro lado. Resista ao seu comportamento julgador. Você descobrirá que há dois lados nessa história – de fato há sempre dois lados em toda história.”



(Yehuda Berg – Trecho do livro “O Poder da Kabbalah”)
...