domingo, 10 de março de 2013

Como andar deslizando no caminho das pedras


A primeira vez em que caminhei sobre pedras, eu não as conhecia, mas queria aprender a deslizar sobre elas sem me machucar. Estava descalça, ralei meus pés. A dor que senti nos dias que vieram, ensinaram-me a não caminhar sobre pedras, sem sapatos. 

Na segunda vez que andei num caminho de pedras, percebi que meus sapatos escorregavam e vários tombos levei. Meus pés estavam protegidos, mas meus joelhos ficaram feridos e meus cotovelos sangraram. Com a dor dos dias seguintes, aprendi que para caminhar sobre pedras, eu precisava proteger minhas pernas e meus braços, além de calçar-me adequadamente para esse fim. Assim, fiz. Usei roupas e calçados apropriados, quando fui caminhar novamente. Então, a cada tombo, eu procurava adaptar-me para o próximo passeio. 

Um dia, percebi que os tombos já não me machucavam, mas eu andava tão protegida que quase não conseguia me movimentar. A viagem já não tinha tanta graça e o peso de tanta proteção cansava-me. Quase não conseguia abaixar-me, não conseguia beber a água dos regatos, nem subir numa árvore para colher um fruto. Não haviam feridas, mas também não havia mais emoção em minha caminhada. 

Foi então, que arranquei toda a roupa protetora e, ao invés de aprender a me vestir, resolvi aprender a caminhar, prestando mais atenção nas pedras, nos buracos e nas armadilhas do caminho. Aprendi que as pedras não estavam ali somente como obstáculos; as maiores também serviam para eu me sentar, descansar, apreciar a paisagem, refletir e me alimentar. 

E, numa dessas reflexões, percebi que também havia vida e flores entre as pedras e entendi que o caminho de pedras não existia para eu aprender a deslizar. Haviam outros lugares mais apropriados para fazer isso. 

O caminho de pedras existia, enfim, para eu aprender a "caminhar" e, após aprender a fazê-lo nesse íngreme caminho, em nenhum outro eu iria, nem sequer, tropeçar.


Sueli Benko
...

7 comentários:

  1. O que seria de nós sem o aprendizado da vida, as grandes e pequenas quedas... a lição maior do aprendiz que NA MATURIDADE do percurso, descobre onde deslizar... onde parar e se alimentar, descansar, prosseguir... fazer e desfazer de tudo que lhe INTERROMPE o PERCURSO PERFEITO DA VIDA.
    É sempre um brinde a vida degustar dos pedacinhos da sua alma, esses que você nos permite ver da nossa SU, da MENINA SUELI, da MULHER SUELI BENKO, Fenixando em cada trajeto... registrando na vida.
    Obrigada... é lindo, e mais que isso: é permitir que possamos nos ver DESLIZANDO (OU NÃO) NO CAMINHO DAS PEDRAS...
    Te amo! bezitos, amiga linda!
    *Entrei com meu perfil da conta google pq é meu pessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus comentários são sempre sábios, minha querida Regina Márcia! Amo!!!

      Excluir
  2. Sabia amiga...Sempre aprendo contigo minha mestra. Amo voc~e. Bjos no coração

    ResponderExcluir
  3. retornando a visitar / teus textos / pensamentos sábios / concordo contigo / que é caminhando que aprendemos / a momentos viver / deixando que "futuros" / o sejam conosco mais preparados / a usufruir o que nos é concedido / pelo cosmos / encontrando então novos meios / de viver / e compartilhar...................

    ricardo garopaba blauth

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo Sueli as pedras que surgem no nosso caminho servem para nos ensinar que nem tudo são rosas, mas que vale a pena viver se soubermos contornar os obstáculos e aprender com ver tudo o que de belo existe ao nosso redor. Até no meio das pedras as flores podem desabrochar.
    Bom domingo
    beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  5. Boa noite amiga doce!!!!
    Feliz Páscoa!
    Que Deus o abençoe nesta Páscoa, e que essa benção dure o ano todo. Que Deus te dê toda a fé que ainda falta para tornar todos os seus sonhos em realidade. Que a sua sabedoria e amor estejam sempre presentes para guiá-lo em seu caminho. Que a luz de Cristo brilhe todos os dias para inspirar sua vida. Que esta seja uma páscoa cheia de bênçãos, com muita fé e alegria.
    Bjs com recheio de carinho !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Sueli hoje passo especialmente para desejar um feliz domingo de Páscoa.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir

Adoro quando você deixa um comentário. Quero saber a sua opinião.
Obrigada!