terça-feira, 21 de abril de 2015

Meus piores algozes foram os meus melhores professores


Quando descobri que meus piores algozes foram os meus melhores professores, ficou muito mais fácil aprender a perdoar.

Aprendi a ser independente muito antes do tempo normal, graças a um pai muito severo. Na época, eu não entendia, mas, se não fosse por ele, eu não teria saído de casa tão cedo para aprender a trabalhar, o que me proporcionou uma especialização profissional precoce, uma condição de vida muito superior à que eu tinha na infância e, por que não, uma aposentadoria mais satisfatória.

Aprendi a me amar de verdade, quando me deparei com pessoas que fingiam sentir amor por mim, mas que, no fundo, somente sacaneavam-me com traições. Ai de mim se não tivesse aprendido eu mesma a cuidar de mim e me proteger como teria feito com um filho indefeso, até o ponto de nunca mais permitir que ser humano algum, viesse com suas atitudes trazer-me qualquer sofrimento.

Aprendi a confiar mais em mim ao deparar-me com pessoas que tentavam colocar-me para baixo quando, utilizando-se do abuso do poder, infligiam-me tratamentos rudes e humilhações.

Aprendi a gostar da minha própria companhia, conforme fui sofrendo o abandono de pessoas que eu amava.

E assim, por diante ...

Tudo foi uma questão de sobrevivência, o que torna minha vida, hoje, muito mais fácil e mais agradável de ser vivida. Certamente, eu não teria e não seria o que tenho e o que sou, se não fossem os meus algozes. Só por ter entendido essa verdade, o agradecimento substituiu o ódio, fazendo com que o perdão, sem muito esforço, se instalasse em meu coração.

Ninguém está em nosso vida por acaso; principalmente, aqueles que nos incomodam.


(Sueli Benko)

3 comentários:

  1. Lindas reflexões e constatações ao final! beijos, ótimo dia,bom te ler! chica

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida quanto é sábia sua reflexão. Verdadeiro refrigerio para quem ainda não compreendeu a essência do perdão. Beijao.

    ResponderExcluir
  3. Identifico-me tanto, em tanto...e quão importante é compreender e praticar o perdão, e dessa forma ser feliz.
    Bom por demais te ler, é como se estivesse ouvindo você.
    Beijos.
    Saudades!
    Te amo!

    ResponderExcluir

Adoro quando você deixa um comentário. Quero saber a sua opinião.
Obrigada!