segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Não saber perdoar tem a ver com falta de amor próprio


O perdão, ao contrário do que muitos pensam, não favorece o ofensor. A principal função do perdão é varrer a raiva, o ódio, ou a mágoa e toda energia negativa que acompanha esses sentimentos, quando adentram o coração daqueles que, por alguma razão, sentem-se ofendidos ou magoados por algo ou por alguém.

Quando amamos uma pessoa, acima de tudo, desejamos o seu bem. Quem conhece as consequências desastrosas da mágoa e do ódio, não quer ver um ser amado guardando qualquer um desses sentimentos, caso contrário, haverá de, mais tarde presenciar seu sofrimento.

Da mesma forma, quem se ama de verdade, não deseja a si próprio um futuro de dor e de enfermidade, que é o que, fatalmente, acontecerá se não se livrar desses sentimentos tão perversos, de energias tão maléficas. E o único remédio para conseguir livrar-se desse peso é o perdão.

Portanto, se você não quer perdoar, é porque não se ama, não se dá importância, então, nada faz para evitar as terríveis consequências da mágoa guardada. Se diz que deseja, mas não consegue, talvez até goste de si, mas, não se ama o suficiente para mover céus e terras a fim de conseguir dar-se paz e saúde.

Uma dica para quem deseja, de coração, conseguir perdoar é lembrar-se de que nem todas as pessoas estão galgando o mesmo grau evolutivo. Se você afirma não ser capaz de “fazer o que a outra pessoa fez...”, acredite que, felizmente, você já ultrapassou essa fase. Melhor para você. Sorte sua. A outra pessoa ainda tem muito a aprender...

Por outro lado, pergunte-se “o que fez para atrair tal acontecimento”. Acredita mesmo que, se não tivesse algo a aprender, tal episódio teria acontecido? Se não for para outro aprendizado, o próprio “aprender a perdoar” já seria suficiente. 

Resumindo, se não sinto Amor (com A maiúsculo, mesmo) de verdade por mim mesmo, não me importo com o que possa vir a me acontecer. Então... para que aprender a perdoar, não é mesmo?


(Sueli Benko)

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro quando você deixa um comentário. Quero saber a sua opinião.
Obrigada!