segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Você ainda se arrepende? ...


O arrependimento é a certeza que temos de ter feito algo, conscientemente, julgado errado e, no momento, mudar de opinião e, sofrendo, desejar intensamente não o ter feito.

Como nos arrependermos por ter feito algo, em um momento em que era desconhecido o que seria melhor para nós ou as consequências desse ato em si?

Considerando-se que, no que diz respeito às emoções, não há ninguém que possa cuidar de nós melhor do que nós mesmos e o quanto dói arrepender-se de algo, não seria muita crueldade de nossa parte permitirmo-nos essa dor?

Não seria preferível considerar o tal ato gerador do arrependimento como uma oportunidade para aprender o que é melhor para nós e sabermos, exatamente, o que fazer, na próxima oportunidade?

Não seria tão bom, ao sentirmos que um arrependimento vem chegando, espantá-lo e não permitir que ele se aproxime, talvez, entendendo que, não sendo perfeitos, não temos qualquer obrigação de acertar sempre?

Quem sabe, a auto compreensão e o auto carinho, nesses momentos, não seja um grande empurrão para caminharmos ao verdadeiro amor-próprio? Pode alguém que chora com a dor de um arrependimento, afirmar que se ama incondicionalmente?

Pensemos melhor sobre isso...


Sueli Benko

4 comentários:

  1. amiga que filme na minha cabeça ao chegar aqui, a começar pela foto da madrinha...tudo parecendo tao distante e ao mesmo tempo tão presente..Bem mas em se tratando do seu texto , rsrsrs , me permita refletir ...Creio que se há arrependimento é porque o ato consumado nao correspondeu à expectativa esperada ...você pode querer tanto que passar pela razão vale à pena! entao o arrependimento passa a ser válido pois ele proporcionará escolha do caminho a seguir: com dor consciente mesclada de altos e baixos que satisfazem o ego ou retroceder altruisticamente elevando a situação ao patamar de experiência vivida que não a fará mais "cair na tentação"!
    Que bom estar aqui novamente ! Suas indagaçõe
    são inteligentes e "cutucam" direitinho, rsrs.Beijos amiga.

    ResponderExcluir
  2. Um dia desses comentei. Quando mais jovem eu batia no peito que não me arrependia de nada, nem me arrependeria de nada que eu fizesse ou dissesse. Bobagem de jovem. O tempo passou e me arrependi de várias coisas, palavras, atos, e omissões. Passei a entender que nos arrependemos sim, é natural do serv humano. E reconhecer o erro, é bonito. Que bom que está voltando.

    ResponderExcluir

Adoro quando você deixa um comentário. Quero saber a sua opinião.
Obrigada!