sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Pensando com os meus botões...


Estava aqui, pensando com meus botões:

“... se eu fosse a Vida, permitiria que a experiência chegasse mais cedo, que o aprendizado pudesse encantar os anos da juventude e que a sabedoria viesse bem antes dos primeiros fios de cabelo branco...”

Sempre pensei nisso, mas agora cheguei á conclusão de que a Vida é muito mais sábia do que eu imaginava! Envelhecer tem que trazer alguma vantagem ou ninguém suportaria a velhice. O que nos faz vivê-la bem é justamente essa sabedoria que o aprendizado gerado pelas nossas experiências nos trás. Os valores mudam, as descobertas acontecem e aprendemos que a felicidade existe, sim, assim como também existem os momentos infelizes.

Quando somos jovens, costumamos dizer que felicidade não existe, o que existe são os momentos felizes. Mero engano. A maturidade mostra-nos que ser feliz é uma questão de opção e que, quanto mais felizes nós somos, mais felizes ficamos! Quanto mais valor nos damos, mais valor nos dão. 

Quanto mais amor sentimos por nós mesmos, mais amor recebemos. Com o passar dos anos, temos mais tempo para observar a nossa vida e descobrir que sempre recebemos aquilo que nos demos, então, basta nos proporcionarmos o melhor de nós mesmos, que será o melhor da Vida que iremos receber.

Mas é preciso que o tempo passe para que tenhamos um parâmetro, para que possamos ter certeza de que as coisas ruins aconteceram sempre que deixamos de nos dar o melhor; sempre que demos poder para as outras pessoas nos magoarem; quando nos deixamos levar pelo orgulho ou pela impaciência; quando substituímos o presente pelas lembranças do passado ou pela ansiedade com relação ao futuro. Também percebemos que o tempo que perdemos valorizando nossos problemas ao invés de valorizarmos o que temos de bom, fará muita falta nos dias que virão. 

Sem termos vivido tempo suficiente para sustentarmos nossa base de dados, que são as nossas experiências, será impossível saber e, consequentemente, poder usar tudo o que aprendemos, inclusive, entender que o corpo não aprende; quem aprende é a alma e esta, só envelhece se nós permitirmos.


Sueli Benko

...

8 comentários:

  1. Que lindo texto Xará!! Quanta sabedoria encontrei aqui!! A sabedoria de uma mulher que se assume como realmente é, porém, sempre disposta a se aprimorar num auto refinamento. Vc se lapida no mais raro diamante e resplandece, reflete seu brilho para aqueles que tem o privilégio de viver ao seu lado.

    Bom seria se todos tivessem essa mesma visão sobre a maturidade, enxergasse nela uma oportunidade para o bem viver, e viver com felicidade, bom humor, sem amarras. Não teríamos que conviver com tanta gente ranzinza, amarga, sempre dispostas à críticas e atormentar a vida dos outros!

    Mil vezes parabéns!!! A-DOREI!!! Admiro pessoas 'pra cima', bem resolvidas. Sua fã, sempre!!

    Bjão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xará, obrigada pelas palavras, você é um dos presentes maravilhosos que essa blogosfera me trouxe. Por isso, posso até demorar para vir aqui, mas nunca abandonarei. Sou sua fã de carteirinha, também! Beijo grande!

      Excluir
  2. Querida amiga, só não podemos deixar que a alma envelheça, temos que mante-la jovem e sempre aberta a novos aprendizados, emoções e tudo de bom que a vida oferece. Tenha um lindo final de semana. Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga-comadre Marilu, me empenhado muito ultimamente nesse sentido. Feito minha criança interior reaparecer, para que mande embora qualquer sintoma de velhice... rs. Beijão!

      Excluir
  3. Su, perfeito amiga, sua explanação sobre o envelhecer com sabedoria passa também pela constatação óbvia de que é preciso que nos amemos , nos perdoemos primeiro pra poder refletir tudo isto nas nossa relações com o mundo e conosco.
    Hoje , no Cenáculo com Maria, alguém foi sábio quando colocou que: " a principal diiculdade que encontramos na vida reside no fato de sentirmos pena , tanta pena de nós que ficamos bloqueados para qualquer atitude que nos faça sair da casca na qual insistimos em ficar"- Concordo , é um aspecto bastante considerável e que por covardia não queremos enxergar. Logo , se nos amamos aprendemos a substituir velhice por experiências acumuladas ao longo da vida, parabéns pelo belo e inteligente texto. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, amiga, essa pena que sentimos de nós torna-se uma doença chamada "vitimismo". É muito triste, pois um dos sintomas dessa doença é a impossibilidade de reconhecê-la em si. Todo vitimista procura o sofrimento, pois é a única forma de despertar o sentimento de pena das outra pessoas e o de si própria. E esse sentimento de pena é que alimenta a doença... Torna-se um círculo vicioso.

      Excluir
  4. Que neste Natal os anjos desçam do céu e iluminem o seu sorriso para que ele se torne tão sincero quanto o sorriso de uma criança. E que você transmita a paz e o amor a todos aqueles a quem mais ama. Tenha um lindo e abençoado Natal. Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga,
    De repente num momento fugaz,
    os fogos de artifício anunciam
    que o ano novo está presente
    e o ano velho ficou para trás.

    De repente, num instante fugaz,
    as taças se cruzam
    e o champagne borbulhante anuncia que o ano velho se foi e o ano novo chegou.

    De repente, os olhos se cruzam,
    as mãos se entrelaçam
    e os seres humanos,
    num abraço caloroso,
    num só pensamento,
    exprimem um só desejo
    e uma só aspiração:
    PAZ e AMOR.

    De repente , não importa a nação;
    não importa a língua,
    não importa a cor,
    não importa a origem,
    porque sendo humanos e descendentes de um só Pai,
    lembramo-nos apenas de um só verbo: AMOR.
    De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio,
    cantamos uma só canção,
    um só hino:
    o da LIBERDADE.

    De repente, esquecemos e lembramos do futuro venturoso,
    e de como é bom VIVER.

    FELIZ ANO NOVO PARA VOCÊ E A TODOS AQUELES QUE MAIS AMA.

    BEIJOKAS

    ResponderExcluir

Adoro quando você deixa um comentário. Quero saber a sua opinião.
Obrigada!