quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Ser feliz é a maior coragem


"Ser feliz é a maior coragem.
Todo mundo é capaz de ser infeliz.
Para ser feliz, é preciso coragem -
é um risco tremendo..."
(Osho)

... porque, para ser feliz, é preciso que algumas providências sejam tomadas:

É preciso exterminar conceitos e alterar a ordem das prioridades, não se esquecendo de se colocar no topo, acima de qualquer coisa e de qualquer pessoa, não se esquecendo de que o pior egoísmo é aquele praticado contra si próprio. Para ser infeliz, basta continuar onde está.

É preciso aprender, entender e aceitar os desígnios da alma, mesmo que sejam contra tudo aquilo que a mente insiste em nos convencer. Para ser infeliz, basta continuar surdo ao que o coração diz.

É preciso aprender a valorizar o bom e dar as costas ao que vem para aborrecer. Para ser infeliz, basta gastar o tempo a contemplar problemas e deixar para lá o que não vem a ser.

É preciso apoderar-se de si, em todos os sentidos. Para ser infeliz, basta continuar dando poder ao outro, principalmente ao ferir-se com o que ele fez.

É preciso não querer ser perfeito e aceitar-se exatamente, como se é. Para ser infeliz, basta culpar-se por qualquer desatino e na perfeição pretender viver.

É preciso deixar de fazer cobranças e respeitar o outro como ele é. Para ser infeliz, basta exigir mudanças, sentindo-se no direito de assim querer.

É preciso prestar a atenção na atenção, não deixando que ela se distraia no que não é bom. Para ser infeliz, basta atrair-se por semelhanças àquilo que não se quer ter.

Dentre tanto a aprender, para ser feliz é preciso coragem para não se importar com as opiniões alheias, nem necessitar de reconhecimentos, elogios e considerações. É preciso bancar-se em qualquer situação, amar-se em cada minuto e estar decidido a renascer.


Isso tudo é um pouco do necessário para ser feliz. Nada impossível, acreditem, mas, todos haverão de concordar que... ser infeliz é bem mais fácil. Nada disso é preciso aprender.


(Sueli Benko)


...

Um comentário:

  1. Maravilhoso teu texto...Adorei! Tens toda razão...Ser feliz requer aprendizado...bjs praianos,chica

    ResponderExcluir

Adoro quando você deixa um comentário. Quero saber a sua opinião.
Obrigada!